De um modo geral, o jornalismo de internet teve seu início com a veiculação da versão dos jornais impressos na internet, mas em seguida, acabou seguindo princípios diferentes e desenvolvendo características próprias. Hoje o jornalismo on-line pode ser definido como sendo a coleta e a distribuição de informações pela internet ou por meios digitais.
Entre as características vantajosas que a internet apresenta estão a instantaneidade (capacidade de transmitir instantaneamente um fato), a interatividade (permitir que o leitor envie sua opinião e ver suas observações colocadas à disposição de outros leitores), a perenidade 9capacidade de armazenamento de informação, maior e mais prática que o das mídias tradicionais) e a multimediação (capacidade de convergência de mídias e de formatos de arquivos de computador, aliando texto e hipertexto, áudio, fotos e vídeos).
Com o passar do tempo as mídias tradicionais perceberam a importância de se adaptar também a um outro formato permitido pela internet, o portal, que além dessas características, apresenta um formato peculiar de apresentar seu conteúdo numa única tela, permitindo ao leitor escolher por onde navegar. Mas, a exposição do conteúdo deve ser feita de formaorganizada, mantendo a página com hierarquização e sem poluição visual.
Mas, apesar de apresentar suas vantagens, a aprovação do portal divide opiniões. Há quem não goste do formato do portal. andré lemos classifica os portais como 'portais-currais', "que tratam o que é excessivo de forma moralizante, desviante, improdutiva, ou dispersiva".
Por outro lado, José Afonso Silva Júnior observa: "(...) o portal constitui-se numa poderosa variante de publicização de conteúdo na internet, no sentido de ao mesmo tempo procurar uma maior permanência do usuário dentro de determinado sítio, e agregar a essa possível navegação do usuário, uma miríade de serviços que antes, senão impensada, era improvável de ser executada com eficiência técnica" .
terça-feira, 25 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário