terça-feira, 13 de novembro de 2007

Coleta seletiva deve começar em casas

Coleta seletiva colabora com a redução de lixo e com a melhoria do meio-ambiente. Entretanto ela não depende apenas de órgãos públicos, cada cidadão deve fazer sua parte.



Cada vez se fala mais em educação ambiental, a fim de melhorar as condições do planeta. Impossível desvincular essas ações à coleta e disposição do lixo. O acúmulo de lixo põe em risco não só o meio ambiente, mas também a saúde pública. Além de serem garantidos pela Administração Pública (Prefeitura), a coleta e o transporte do lixo devem ser universalizado a todos, atendendo a todos os lugares da cidade, evitando o acúmulo em "rampas", que causa doenças e degrada o meio ambiente.
A coleta deve ser regular e acontecer nos mesmos dias e horários, para que as pessoas saibam a hora certa de colocar o lixo na calçada. Mas a contribuição tem que partir também da população, que deve colocar o lixo ensacado e fechado na calçada apenas nos dias e horários que o "carro do lixo" passar. Outra ação importante e que também deve ser universalizada é a coleta seletiva. Assim como a coleta de lixo (básica), ele depende tanto das prefeituras, quanto da população.
A cartilha de eduação ambiental produzida pela prefeitura de Fortaleza define coleta seletiva como sendo "um sistema de recolhimento do lixo que é previamente separado na própria fonte geradora (residências, comércios, fábricas), com a finalidade de reutilizá-lo no futuro". Entre as vantagens da prática da coleta seletiva estão: economia de matéria-prima, de energia e de água, o combate ao desperdício, a redução da poluição ambiental e a geração de empregos.
De acordo com a educadora ambiental da secretaria do meio ambiente (Semam), Delane Oliveira, em Fortaleza a coleta seletiva ainda acontece de forma isolada. Existem alguns projetos e condomínios que já realizam coletas seletivas. Mas a prefeitura ainda não desenvolveu um planejamento deste âmbito.
Como iniciar a coleta seletiva - antes de dar iníncio ao processo - quer seja na sua casa, escola ou condomínio - é necessário planejar o que será feito do material recolhido. Para tanto, é fundamental que se entre em contato com a prefeitura para reconhecer quais são os pontos de coleta de material reciclado ou ter acesso às associações que trabalhem com reciclagem.
Depois de estabelecido o destino do lixo reciclável, o próximo passo é adquirir os depósitos para iniciar a classificação e separação do material, de acordo com as cores específicas para cada tipo de lixo. Faça sua parte!

Um comentário:

Raquel disse...

Oi Renata!

Isso que você comentou é muito importante! O coelce tem um programa de reciclagem. Existem vários pontos de reciclagem. É só ligar para o 0800 da Coelce e perguntar o ponto mais perto de sua casa.
Eu vou no posto da Br da Rui Barbosa. Eles dão um desconto na energia, mas é insignificante. Dei 18 kg de papel, vidro e plástico e tive um desconto de 0,81 centavos. Mas o legal é saber que o que descartamos volta pra natureza de forma saudável.
bjs!