A segunda geração da world wide web torna o ambiente on-line mais dinâmico e permite que os usuários colaborem para a organização de conteúdo. Onde está a polêmica?
Tim O'Reilly criou o termo. Na wikipédia, o conceito de web 2.o é "a mudança para uma internet de plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva".
Nesse contexto, a própria wikipédia se encaixa na definição, uma vez que suas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas. Outra característica da web 2.0 é a oferta de serviços on-line, interligados. Uma mesma página oferece ferramenta de busca, de e-mail, comunicador instantâneo, programas de segurança, entre outros recursos.
Há quem considere a divulgação da nova tendência um golpe de marketing. O ambiente digital sempre foi interativo e o reforço desta característicaseria um movimento natural. O fato é que o número de sites e serviços que expliram a web 2.0 está crescendo e ganhando cada vez mais adeptos.
O conteúdo da web 2.0 é gerado pelos usuários com foco no compartilhamento de informações. A polêmica está em torno desta característica. Sem filtros, conteúdos podem ser veiculados livremente e com objetivos diferentes. Já existem sites que se utilizam da opinião do internauta e
terça-feira, 6 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário